Fórmula «Vins de Vignerons»
Preço : 120 euros/pessoa
Duração : 2h30 horas
Número de vinhos degustados : 5 vinhos tintos e brancos
Menu harmonizado : saucisson, coppa, terrine au vouvray, queijos e pães
Objetivos :
O objetivo desse curso é apresentar a face « secreta » dos vinhedos franceses, a partir da degustação dos chamados vinhos de «vignerons », crus vinificados por verdadeiros artesãos, onde a personalidade do homem nao se impõe à marca do «terroir ». São vinhos de qualidade, ao mesmo tempo únicos e específicos de cada região produtora.
O curso será estruturado em três partes :
1) Discussão sobre o conceito de terroir, apresentação das principais regiões produtoras na França e sistema de classificação dos vinhos franceses (como ler uma etiqueta ?)
2) Técnicas de análise dos vinhos : exame visual, olfativo e gustativo e degustação prática dos brancos e tintos à cegas
3) Discussão sobre os vinhos degustados
Vinhos que serão degustados* :
Tintos :
Bourgogne, Marssanay, Denis Mortet, Logeroies 2013
Bordeaux, Saint-Emilion Grand Cru, Château La Fleur, 2009
Rhône, Vins de France, Yves Cuilleron, Ripa Sinistra, 2013
Brancos :
Rhône, Condrieu, Domaine André Perret, 2012
Bourgogne, Montagny 1er Cru, Domaine Lorenzon, Les Truffières 2012
*A casa se reserva o direito de modificar o menu e os vinhos propostos em função da diponibilidade de cada um e da estação do ano.